Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2017

A Teoria Criacionista Moderna

Neste post vou falar um pouco sobre o avanço na convergência entre o conceito criacionista e a ciência. Para começar a explanação, explico que o conceito de Adão e Eva nunca foi aceito no âmbito do Espiritismo. O registro no Livro dos Espíritos sobre a origem do homem (perguntas de 43 a 54) esclarece que os elementos que geraram o homem estavam na Terra e que o homem surgiu em diferentes partes do planeta. Existem diversas obras espíritas que nos fornecem a compreensão sobre como a nossa evolução não ocorreu de forma aleatória (teoria darwinista), ou seja, foi guiada pelo mundo espiritual. Concluímos que tudo evoluiu conforme a vontade de Deus.

O Conceito do Design Inteligente e da Complexidade Irredutível

Particularmente, eu admito que durante um longo tempo eu tive uma grande dificuldade em entender a relação entre o antigo conceito do criacionismo (baseado em Adão e Eva) e a relação com ciência moderna. Então uma grande luz foi trazida através de alguns avanços promovidos por cientistas renomados como William Paley e Michael Behe (a primeira vez que ouvi falar dele foi numa palestra do Divaldo Franco).
Vou começar explicando o conceito do Design Inteligente que teve suas origens relacionadas à publicação Natural Theology de William Paley em 1802. No Design Inteligente, a ideia básica é que se algo possui uma construção (design) complexa, então deve existir um criador (designer). De forma mais prática, podemos observar que o reino animal e vegetal possuem estruturas com um grau de complexidade tão grande que seriam impossíveis de terem ocorridos de forma aleatória/espontânea unicamente a partir evolução de estruturas mais simples, conforme ressalta a teoria da Complexidade Irredutível oriunda dos trabalhos de Michael Behe. Outro exemplo prático que demonstra a força destas teorias está citada no livro Universo Profundo de Pedro Campos: 
"Afinal, a Terra se formou há cerca de cinco bilhões de anos e a vida mais rudimentar surgiu nela após 1,5 bilhões de anos da sua formação, tempo considerado insuficiente para a vida ser gerada. Nesse tempo, a natureza não poderia arranjar, por si só, a complexa estruturação da vida contida no DNA achada pelos cientistas."

O instituto voltado para pesquisas sobre o criacionismo

Nos Estados Unidos, merece destaque o trabalho do The Institute for Creation Research, onde publicações com respaldo científico trazem para a comunidade estudos que conciliam as ações de Deus (documentos bíblicos) com o estado da arte da nosso ciência. Este instituto tem sido um grande aliado dos cristãos para evitar que os conceitos provenientes dos cientistas ateístas se tornem verdades absolutas e inquestionáveis na sociedade moderna. A educação americana tem sofrido alguns retrocessos com a retirada, do currículo de algumas escolas, da possibilidade de debater o tema do criacionismo colocando a teoria evolucionista de Charles Darwin como a única realmente aceita pela comunidade científica, em outras palavras, os cientistas ateus.

Conclusão 

Os religiosos cristãos, principalmente nos Estados Unidos, já abraçaram o conceito do Design Inteligente para explicar a forma como Deus tem agido na evolução da raça humana. Então, observamos que algumas religiões cristãs começaram a se alinhar com os pilares da Doutrina Espírita.
Outro fator importante a observar é que o avanço da ciência está trazendo mais força aos conceitos disseminados pelo Espiritismo, possibilitando um saudável e necessário entendimento de que a ciência é parte da criação divina e, desta forma, não pode conflitar com a fé cristã.

Leitura Complementar

  1. https://en.wikipedia.org/wiki/Intelligent_design
  2. https://en.wikipedia.org/wiki/Irreducible_complexity
  3.  https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_creationism
  4. http://www.pewresearch.org/fact-tank/2014/10/30/5-facts-about-evolution-and-religion/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso Blog, a sua mensagem será publicada em breve, desde que esteja de acordo com a legislação vigente.